Histórico

Dos corredores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), antigo CEFET, surgiu a ideia. Em meados de 2008, estudantes engajados ao movimento teatral cearense foram em busca de realizações.

No primeiro festival em que o espetáculo foi inscrito, não foi preenchido o nome do grupo. Após algum tempo, a relação de aprovados foi divulgada: “Uma Rapadura, 3 atores & uma História – GRUPO SEM NOME”.

Assim nasceu a Cia. Sem Nome, que tomou densidade após o início aos estudos da disciplina de Interpretação II, ministrada, à época, pela teatróloga Fran Teixeira, no terceiro semestre do curso superior de Tecnologia em Artes Cênicas, ofertado pelo IFCE, onde os autores-atores-alunos-diretores da montagem passaram a aliar técnicas e recursos cênicos baseados nos métodos de Bertolt Brecht.

Hoje os artistas graduados no Curso Superior de Artes cênicas do IFCE circulam com o espetáculo em festivais, teatros, escolas e centros culturais da capital e do interior do Ceará e fazem uma campanha de arrecadação de livros não didáticos que são revertidos para acervos de bibliotecas carentes.

Currículo do espetáculo

Desde 2008, a Cia. Sem Nome participa de mostras competitivas de teatro, a exemplo do Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA - 2008), quando estreou ainda como esquete, Festival de Esquetes da Cia. Bilu e Bila (2008) e Festival de Teatro de Horizonte, promovido pela Secretaria de Cultura de Horizonte/CE e Cia. Sonhar de Artes Cênicas (2011). Uma rapadura, 3 atores & uma História ficou em cartaz na programação do Mês do Teatro no Centro Cultural Dragão do Mar (2009), foi aprovado no edital do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-2010), ficou em temporada Teatro Morro do Ouro, anexo do Theatro José de Alencar (2010) e no Teatro Sesc Senac Iracema (2011), além de fazer  apresentações no projeto Terça Encena do Sesc Fortaleza (2011) e apresentações em instituições filantrópicas no decorrer de sua trajetória. Em 2012, o espetáculo circulou por diversas localidades de Fortaleza e do Interior através do programa Arte Retirante, do CCBNB.