terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Polêmica do Tablet


Por Danilo Castro
31/08/2011

Chega de falar do passado condenando o presente. A conjuntura é outra. Não podemos querer que nossas crianças sejam as mesmas que fomos um dia. Cada um vive no seu tempo e deve ser analisado e entendido dentro do seu recorte temporal, por isso não adianta negar a inserção das novas tecnologias nos sistemas de educação, isso faz parte da vida cotidiana e dos processos de mudança que vivemos intermitentemente. São novos rumos que estamos trilhando, mas é preciso cuidado na hora de mergulhar de vez nesse novo mundo. 

Um famoso colégio de Fortaleza lançou uma campanha publicitária no último mês. A polêmica instalou-se. Tablet substitui livros? Na prática, sim. É possível ler os mais diversos livros num aparelho de pouco mais de 20x15cm. Aliás, ler é muito pouco diante das possibilidades com um tablet. Pode-se ler, interagir com os colegas, compartilhar ideias, acessar a internet, etc. Mas esbanjar que “Tablet substitui livros” em letras garrafais em outdoors pela cidade, sem dúvida alguma, foi um grande equívoco. 

Apesar de sabermos que o colégio não irá se desfazer do seu acervo e que este vai continuar disponível para pesquisas e locações, a campanha acaba refletindo o quanto o ensino virou um mercado. As escolas que não possuem tablets já estão correndo para não ficar atrás. Mas será que as instituições de ensino realmente estão interessadas em agregar valor aos seus alunos ao implementarem os tablets no método de ensino ou será essa mais uma forma de suprir a educação de plástico ostentada por uma determinada elite em Fortaleza?

Apesar da potencialização da ludicidade para o estudo, as novas tecnologias reduzem a sociabilidade pessoal para enaltecer a virtual, além disso, com um tablet é possível ter acesso a várias plataformas digitais simultaneamente. Há então uma superabundância de informações que dispersam a atenção do seu usuário. De certo, essas mídias não substituem o livro, até porque que os dispositivos mobile, virtuais, conectados com a internet não permitem a concentração por longo tempo numa única coisa. 

Com um tablet nas mãos, qual aluno vai ficar duas ou três horas lendo Dom Casmurro ou O Guarani na biblioteca? Por isso é preciso pensar no uso dessas novas ferramentas de maneira estratégica para que não criemos craques em tecnologia em detrimento de alunos sensíveis, cidadãos, humanos, sociáveis, éticos. Valores que também devem ser responsabilidade da escola proporcionar.

Depois das gerações X e Y, chegamos em 2011 à geração T, que, segundo as mais novas pesquisas, são os jovens que cada vez mais estão vivendo a tecnologia da informação como extensões do próprio corpo, e, consequentemente, perdendo o senso crítico e analítico, tendo sérias dificuldades na hora de emitir opiniões e aumentando seu potencial de mero replicador de informações.

Talvez um dos maiores poréns seja o fato de que muitos dos nossos alunos hoje estão saindo da escola aprendendo menos cidadania e sendo cada vez mais adestrados para o vestibular e o mercado. O tablet é um mundo de possibilidades, um ganho enorme para o sistema educacional fortalezense, mas é preciso ter cuidado, muito cuidado. Afirmar que ele substitui um livro é compactuar com um método de ensino cada vez mais encantador e descartável.

9 comentários:

  1. Dandan, esse foi um dos temas abordados aqui no nosso almoço do domingo. Concordo com uso da tecnologia no ensino, temos que acompanhar a evolução,mas substituir livros por tablets me soa muito radical.Que essa ferramenta venha como um auxílio para o aluno no seu processo de aprendizagem,um recurso a mais a ser utilizado e oferecido. Corre-se o risco de se gerarem alunos modernos sem saberem ao menos escrever,onde as correções surgirão ao apertar uma tecla,prá que aprender regras gramaticais daqui prá frente? E matemática então...Ainda sou do tempo de folhear páginas........

    ResponderExcluir
  2. Muito bom você ter escrito sobre esse assunto que está gerando muita polêmica.Concordo demais com a sua colocação. Parabéns Danilo!

    ResponderExcluir
  3. Tolo é o pai que acredita numa besteira dessa #FaloMermo

    ResponderExcluir
  4. Emilena Cardoso Cardoso31 de agosto de 2011 às 18:21

    massa teu texto Dan. A primeira vez que vi esse out-door, entendi como: "Tecnologia substitui cultura" nas entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o uso da tecnologia na educação, mas substituir livros, nunca. Depois vão substituir os professores de sala de aula em professores virtuais, aqueles bonequinhos de animação, aí sim, é o fim...

    ResponderExcluir
  6. Dandan, tá excelente teu autigo, devia mandar p ser publicado em um jornal daqui.

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu texto e concordo plenamente!
    Jamais tablets vão substituir livros... e não tem esse adolescente q nos dias de hoje vá passar duas ou três horas SÓ lendo um texto de história por exemplo, tendo várias outras coisas pra ele acessar e ver na internet.

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Jacqueline. Conversemos sobre o assunto, é importante que trabalhemos pra que o ensino em Fortaleza não se consolide como um mercado.

    ResponderExcluir
  9. Olá Danilo,

    Belo texto, mas discordo de alguns pontos.

    Mas para não ficar logo gostaria de contribuir com a dissolução de uma confusão que vi nos comentários: diferença entre tablets e e-livros (e-books).

    Na verdade os tablets são computadores ultra-portáteis, e é multiuso.

    Já os e-livros são livros em formato digital. Que podem ser lidos em tablets, notebooks, computador, celular, e-readers (Kindle, Alpha, Kobo,Cooler).

    Esses últimos tem a vantagem de não cansarem a vista e de gastarem pouca energia,e visualmente serem idênticos a impressão de livros.

    Bem, no mais, parabenizo pelo projeto da biblioteca, e gostaria de contribuir doando alguns livros.

    Além disso, publiquei no kindle.blog.br um texto abordando esse mesmo tema, citei você e a Cia Sem Nome. Dá uma passada lá.

    Abraço,

    ResponderExcluir